Um dilema que muitos designers gráficos, estilistas e decoradores tem em comum: a escolha das cores. Eu como designer, sempre tive muita dificuldade antes de estudar a teoria e a psicologia das cores. Hoje consigo fazer com que o processo de escolha de cores seja relativamente rápido. Isso graças aos estudos e as ferramentas que temos disponíveis, como o Adobe Color, que vamos falar sobre nos próximos posts. Vamos começar falando sobre os responsáveis pelo que conhecemos como círculo cromático hoje.
O Prisma de Newton
Ao estabelecer cientificamente nosso espectro visível (as cores que vemos em um arco-íris), Newton abriu o caminho para que outros experimentassem as cores de maneira científica. Seu trabalho levou a avanços na ótica, física, química, percepção e no estudo das cores na natureza.
As Cores Naturais de Moses Harris
Em 1766, cem anos após a separação de Newton da luz branca através de um prisma, um livro apareceu na Inglaterra com o título “The Natural System of Colors”. Nesta obra, Moses Harris (1731-1785), o entomologista, examina a obra de Isaac Newton e tenta revelar a infinidade de cores que podem ser criadas a partir de três cores básicas. Como naturalista, Harris deseja compreender as relações entre as cores e como são codificadas, e seu livro tenta explicar os princípios, materialmente, ou pela arte do pintor, pelos quais outras cores podem ser produzidas a partir do vermelho, do amarelo e azul.
O sistema é composto por dois círculos que pretendem demonstrar como as outras cores podem ser criadas a partir do vermelho, do amarelo e do azul. O assim chamado prismático. O círculo começa com as cores primárias mencionadas. As cores intermediárias resultantes são tomadas como base para um segundo círculo de misturas, o de cores compostas. No centro de seu círculo, Harris demonstra o que hoje conhecemos como mistura subtrativa de cores, com sua observação mais importante mostrando que o preto se formará pela sobreposição das três cores básicas: vermelho, amarelo e azul.
O sistema de Harris foi importantíssimo para a impressão de cores e também é responsável por grande parte do nosso círculo cromático atual.
A Teoria de Goethe
Goethe desafiou a visão de Newton sobre a cor, argumentando que a cor não era simplesmente uma medição científica, mas uma experiência subjetiva percebida de forma diferente por cada espectador. Sua contribuição foi o primeiro estudo sistemático sobre os efeitos fisiológicos da cor. As opiniões de Goethe foram amplamente adotadas por artistas. Embora Goethe seja mais conhecido por sua poesia e prosa, ele considerou a Teoria das Cores sua obra mais importante.
“A luz e a escuridão, o brilho e a obscuridade ou, se preferir uma expressão mais geral, a luz e sua ausência, são necessárias para a produção da cor … A própria cor é um grau de escuridão.”
Johann Wolfgang von Goethe
No próximo post, abordaremos como é o círculo de cores atual e suas regras harmônicas para encontrarmos as combinações ideais para projetos de design. Até o próximo!
Ref.:
https://www.colorsystem.com/
https://library.si.edu/exhibition/color-in-a-new-light/science